12/10/2024 – Reuniões tira-dúvidas a respeito da nova regulamentação e novo sistema do PGD-UFPR
Tendo em vista a publicação da Portaria UFPR n 1.365/Reitoria, de 16 de outubro de 2024, que versa sobre a atualização das normas internas do Programa de Gestão da UFPR (PGD-UFPR), conforme disposto na Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI n. 24, de 28 de julho de 2023, e implantação iniciada em 01/11/2024 do novo sistema informatizado de gerenciamento do PGD-UFPR, convidamos a Comunidade UFPR para novas reuniões tira-dúvidas conforme cronograma a seguir:
Data | Horário | Descrição |
14/11/2024 | 14h30 – 16h30 | Reunião tira-dúvidas, para gestores de unidades e equipes, que estão atualmente em teletrabalho. |
05/12/2024 | 14h30 – 16h30 | Reunião tira-dúvidas, para gestores de unidades e equipes, que estão atualmente em teletrabalho. |
Demais orientações:
1-salientamos que é de suma importância a leitura completa da IN Conjunta SEGES-SGPRT/MGI n. 24/2023 e as demais instruções complementares, disponíveis no endereço: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/programa-de-gestao;
2-os links para as reuniões serão encaminhados um dia antes de cada reunião, aos respectivos gabinetes, que estarão encarregados de compartilhar com as suas demais sub-unidades em PGD-T.
Por fim, contamos com a participação de todos para que tenhamos pleno sucesso na implementação do novo modelo de PGD institucional.
22/10/2024 – Orientação a respeito da nova regulamentação e novo sistema do PGD-UFPR
Tendo em vista a publicação da Portaria UFPR n 1.365/Reitoria, de 16 de outubro de 2024, que versa sobre a atualização das normas internas do Programa de Gestão da UFPR (PGD-UFPR), conforme disposto na Instrução Normativa Conjunta SEGES-SGPRT/MGI n. 24, de 28 de julho de 2023, e implantação do novo sistema informatizado de gerenciamento do PGD-UFPR, convidamos a Comunidade UFPR para reuniões de orientações conforme cronograma a seguir:
Data | Horário | Descrição |
22/10/2024 | 14h30 – 16h30 | Reunião com diretores, pró-reitores, superintendentes, e congêneres. |
23/10/2024 | 14h30 – 16h30 | Reunião com chefias imediatas e equipes, atualmente em teletrabalho. |
30/10/2024 | 14h30 – 16h30 | Reunião tira-dúvidas, para unidades e equipes, que estão atualmente em teletrabalho. |
Demais orientações:
1-as unidades que ainda estão solicitando ingresso no PGD-T, no atual modelo, terão até o dia 25/10/2024, para tramitar seus processos para a CIT;
2-os servidores que ainda estão solicitando desligamentos do PGD-T, no atual modelo, terão até o dia 25/10/2024, para tramitar seus processos para a CIT;
3-o novo sistema de gerenciamento, denominado PGD, estará disponível no Portal de Sistemas para uso a partir do dia 23/10/2024. Todos os Planos de Entregas das Unidades e seus respectivos Planos de Trabalho, deverão ser criados dentro do novo sistema até 31/10/2024, com previsão de início para o dia 01/11/2024;
4-ressaltamos que, conforme a IN Conjunta SEGES-SGPRT/MGI n. 24/2023, suas alterações e demais orientações do Governo Federal, o Plano de Entregas da Unidade deverá ter, no máximo duração anual e o Plano de Trabalho dos servidores deverá ser mensal;
5-salientamos que é de suma importância a leitura completa da IN Conjunta SEGES-SGPRT/MGI n. 24/2023 e as demais instruções complementares, disponíveis no endereço: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/programa-de-gestao;
6-os links para as reuniões serão encaminhados um dia antes de cada reunião, aos respectivos gabinetes, que estarão encarregados de compartilhar com as suas demais sub-unidades em PGD-T.
Por fim, contamos com a participação de todos para que tenhamos pleno sucesso na implementação do novo modelo de PGD institucional.
26/12/23 – Teletrabalho UFPR: Informe da CIT sobre recesso e período de férias
Informamos que, devido ao período de férias, a Comissão de Implantação do Teletrabalho estará de recesso durante o mês de janeiro de 2024. Processos que tenham sido tramitados para a CIT após a data de 15/12/2023 somente serão analisados a partir de fevereiro de 2024.
Demais atividades e expedientes relacionados a processos em andamento, que não demandem análises e deliberações, serão desempenhadas normalmente, como é o caso, por exemplo, de aprovações de Formulário 5 ou processos de desligamento do PGD.
Desde a ampliação do PGD na UFPR, em outubro/2023, a CIT se empenhou em analisar o máximo de processos quanto possível, em algumas semanas chegando a fazer reuniões extraordinárias para dar conta da demanda.
Foram analisados cerca de 200 processos, dos quais 168 foram aprovados pela CIT e as unidades já se encontram em teletrabalho.
Desejamos a todos um ótimo final de ano e um excelente ano novo!
07/12/2023 – Orientação para priorização na avaliação de processos do PGD-T
Cabe informar que a priorização de vagas, no momento de seleção para o PGD-T, é de competência da chefia imediata, conforme o artigo 22 da Resolução 16/22-COPLAD UFPR.
Quanto a análise dos pedidos para ingresso no PGD-T, a Comissão decidiu, por analogia, dar prioridade aos processos de unidades que contenham servidores que se enquadrem nos mesmos casos, nas previsões legais.
Para tanto, o servidor que se enquadrar como prioritário deverá abrir um processo restrito em separado, do tipo Teletrabalho, colocando em especificação o termo “Prioritário”, anexando os documentos autenticados restritos que comprovem a condição, incluindo um despacho com o pedido e as devidas justificativas para o enquadramento, bem como informar o número do processo de teletrabalho da sua respectiva unidade.
Importante ressaltar que não deverão ser anexados documentos do tipo atestados e ou documentos de saúde que sejam de prerrogativa de análise de profissionais da área de saúde. Podem ser incluídos: print de tela do SOUGOV, declarações que não contenham CID, documentos comprobatórios de natureza não médica, entre outros similares.
Compensação de horas – acerca do recesso para comemoração das festas de final de ano
A compensação das horas deverá ser realizada da seguinte forma:
1 Regime Integral – as entregas programadas em teletrabalho deverão ser cumpridas conforme plano de trabalho dentro do período estabelecido pela Portaria SRT/MGI 5503/2023, artigo 2, inciso II, com prazo previsto até 31/05/2024. O controle das entregas seguirá conforme regras já estabelecidas pela unidade.
2 Regime Parcial – as entregas programadas em teletrabalho deverão ser cumpridas conforme plano de trabalho dentro do período estabelecido pela Portaria SRT/MGI 5503/2023, artigo 2, inciso II, com prazo previsto até 31/05/2024. O controle das entregas seguirá conforme regras já estabelecidas pela unidade.
Para as atividades presenciais, estas deverão ser desenvolvidas considerando a reposição de horas conforme a Resolução 16/2022 COPLAD-UFPR, visto que o regime parcial prevê controle de frequência nos dias de atividades presenciais. Observando o mesmo o prazo da portaria.
21/09/23 – Reitoria autoriza prosseguimento de implantação para teletrabalho
Ajustes em atividades cadastradas no SISGP
A Comissão informa que readequou algumas atividades já cadastradas no SISGP em função da necessária padronização.
Recomendamos que para a criação de novas planilhas de atividades (para unidades que ainda não enviaram o processo para a CIT) sejam observadas as atividades e suas descrições atualizadas no Portal do Teletrabalho.
Às demais unidades que já estão em teletrabalho também deverão observar os ajustes realizados nas descrições das atividades.
CIT – clique aqui para acessar o documento
16/03/23 – Novas atividades e unidades ingressam no período de ambientação do PGD-Teletrabalho
23/02/23 – Comissão interna divulga informações sobre início do teletrabalho na UFPR
02/12/22 – Teletrabalho: tem início o período de ambientação na UFPR
30/11/21 – UFPR institui comissão para regulamentar teletrabalho na instituição